16 de maio de 2012

JUSTIFICAR-SE E DESCULPAR-SE IMPRUDENTEMENTE


As duas condutas descritas no titulo deste post, se não forem usadas de forma correta e somente quando realmente necessárias, podem indicar insegurança de sua parte.

É inseguro de sua parte sair se desculpando e se justificando por quase tudo o que você faz, gera a idéia de que você foi um erro naquela situação. O ideal é que você peça desculpas apenas quando necessário, por exemplo: quando for injusto ou grosseiro com alguém. Desculpar-se por algo fútil, por exemplo: você fez algo da forma que sempre faz, mas para uma pessoa diferente e como essa pessoa não aprovou como as outras fizeram, você pediu desculpas. Pronto, esse foi um perfeito exemplo de pedir desculpas subcomunicando insegurança.


Da mesma forma, sair se justificando por tudo o que você faz ou deixa de fazer demonstra que você precisa de aprovação, é um necessitado por aprovação de outrem. Então, também, justifique-se apenas quando realmente necessário.

Essas são duas características de agregados psíquicos de um de seus EGOS, mostram o orgulho, a imaturidade, a insegurança e outras características negativas e nocivas ao seu ser. São fraquezas que você deve eliminar de sua pessoa. Um homem seguro e firme nunca sai se desculpando ou se justificando imprudentemente, sabe a hora certa de fazê-lo.



abraço

5 comentários:

  1. Isso mesmo, já fui um cara que se preocupava muito com a aceitação alheia. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom atitudes como essa podem me fazer mais feliz pq tenho sido muito humilhado por minha mulher

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o post. E digo a vocês que a melhor maneira de não precisar ficar se justificando ou se desculpando, é sempre tentar fazer a coisa certa. No decorrer da vida somos tentados a fazer coisas que sabemos ser erradas, mas não resistimos e as fazemos assim mesmo. Com o tempo, a culpa mina o nosso subconsciente e começamos a nos desculpar/justificar. Uma vez vi na TV um político dizendo "Não reclame, não lamente, não se desculpe, RESOLVA ou saia". O que eu entendi dessa frase é que se você tem uma questão a ser resolvida, tome logo uma atitude (a mais coerente possível) e resolva logo. Ficar adiando, se lamentando, se desculpando por não ter feito algo a respeito, ou pior culpando outra pessoa por aquilo só demonstra a sua incapacidade, então saia e dê o lugar pra alguém quer tenha competência para resolver a questão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...