26 de dezembro de 2012

ASPECTOS PASSIVOS DA BUSCA POR APROVAÇÃO E AUTOVALIDAÇÃO

Em nossas vidas existem pessoas de diversas personalidades e níveis sociais, umas que são mais influentes para nós e outras menos.

Isso acaba por gerar um certo efeito egoico que é conhecido por "máscara social".

Essa é uma verdade, temos mascaras e as mostramos dependendo da pessoa que está a nossa volta no momento.

Já perceberam isto? Eu vejo isto como um aspecto passivo da busca por aprovação ou uma autovalidação que é altamente prejudicial, pois quando estamos diante de uma pessoa que nos deixa desconfortável, tentamos nos comportar de uma maneira na qual muitas vezes queremos impor uma certa aprovação e nem nos tocamos disso, nem sabemos que estamos fazendo isto. Por outro lado, quando estamos diante de pessoas que nos "veneram" temos a tendencia de agir como se fossemos superiores. Algumas pessoas nos deixam mais seguros, outras mais timidos, infantis, etc. Isto é algo que se não for analisado sinceramente e não for trabalhado pode trazer certos malefícios para nós. Explicarei a diante.

Há, no caso, dois pólos - uma considerado como positivo e outro como negativo, ambos considerados ILUSÓRIOS. Desta forma estamos fadados à manipulação e à "mascarização" - algo que tira de nós nosso comportamento forte, transformando em fracos, e tirando também, nossa autenticidade.

Devemos nós, sermos autenticos e verdadeiros com todos, independente de status social ou raças, etc.

Este é um dos inimigos do comportamento forte masculino e da fácil identificação com certas pessoas. Devemos derrubar isto de nós para que não sejamos prejudicados. E como sabem, a busca por aprovação é uma dos maiores inimigos do DESAPEGO.

Um abraço.


2 comentários:

  1. Vc indicaria algum livro (ou mais de um) sobre o assunto?

    Aprendiz

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez, excelente texto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...