17 de fevereiro de 2013

HONRA E CONSCIÊNCIA


Se o bom senso na mente masculina é algo inexistente ou entra em desuso por parte do indivíduo pertencente ao gênero, o respeito será automaticamente inoperante. Respeito esse que se expressa em ações triviais no cotidiano, e são o reflexo dos princípios e valores morais e cívicos  que o individuo possui. Logo, os princípios são pouco perceptíveis, e exibí-los propositalmente já distorce o seu real significado. 
Então, o bom senso, o respeito e os princípios são, nada mais, nada menos que a consciência. Consciência remete a ideia de consideração. Consideração não se limita apenas aos outros homens que você conhece, ela se expande à todos os indivíduos do gênero. É uma união que não foi estabelecida previamente, mas que existe universalmente e precisa ser utilizada sempre, em qualquer ocasião. Consciência é a análise do seu comportamento e o prever das consequências que o mesmo acarretará caso você priorize os seus interesses e ignore o dos outros. Consciência é o que impede o egoísmo de se instaurar e causar os danos irreversíveis que ele causa em sua maioria. Consciência é não prejudicar um outro homem propositalmente para o alcance de seus objetivos. Consciência é reconhecer os valores que um outro homem possui. Consciência é notar o que há de melhor nos outros homens, espelhar-se no que há de melhor neles, e instaurar estes ideais e comportamentos em sua vida. Consciência é assumir um papel digno nas mais diversas situações que a exijam, desde não tentar se promover às custas do outro, denegrindo a sua imagem para conseguir aquele cargo destacado ou aquela garota que você julga ser especial, até ao ato de cumprimentar um cidadão que você não conheça, mas conhece a mulher que ele acompanha, é a máxima demonstração de respeito àquele homem e ao seu espaço naquela ocasião. Consciência é demonstrar humildade aos que são merecedores e dignos do seu respeito. Consciência é o que nós homens precisamos cultivar dentro de nós. Consciência é o que nos define. Consciência é o que nos torna homens honrados.

Força e Honra.

6 comentários:

  1. òtimo post
    infelizmente a grande maioria da população está se preocupando cada vez mais com seu umbigo e menos com os outros, perdendo noção de cidadania, honra e civilidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , ótimas dicas ,vlw

    ResponderExcluir
  3. Bom post!

    Me lembrou os excelentes textos do Osho.

    abrs!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto, cheguei a falar isso hoje pro meu pai ta faltando consciencia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...